Modelagem 3D ou Maquete Digital

Com a evolução das tecnologias observamos constantemente nas mudanças de novos paradigmas. No passado não muito distante os desenhos eram feitos com canetas a nankim sobre papel-manteiga ou papel-vegetal, apoiado nas pranchetas de desenho contando com o auxílio de réguas,esquadros, transferidor, compasso, etc. Com a chegada dos desktops e os programas de desenho tipo Autocad (mais popular) estes objetos ficaram obsoletos e os desenhos/projetos são elaborados em menos tempo e com mais qualidade. Da mesma forma as maquetes de arquitetura eram feitas normalmente em madeira num trabalho meticuloso e demorado.

maquete de madeira

 Imagem 1: Exemplo de maquete em madeira

  A Maquete Digital, ou Maquete Eletrônica são imagens de alta definição, elaboradas a partir de um modelo 3D (tridimensional). Tem por objeto fazer a apresentação de um projeto ou um empreendimento muito próximo a realidade e com riqueza de detalhes. Com a entrada no mercado de novas tecnologias , as maquetes eletrônicas tornam-se alternativa vantajosa em relação às maquetes físicas. Hoje em dia elas são elaboradas em prazo relativamente curto e com custos bem acessíveis.

RESIDÊNCIA DE BÚZIOS

Imagem 2: Maquete Digital

Simulação Digital, Realidade Virtual e Realidade Aumentada

A partir do modelo digital (3D) podemos usar tecnologias para aprimorar e transformar este modelo em experiências muito próximas da realidade. São elas a Simulação Visual, a Realidade Virtual e a Realidade Aumentada.

Simulação Digital

Essa tecnologia permite a criação de vídeos imersivos gerados a partir de modelos digitais tridimensionais, que podem ser visualizados em dispositivos como computadores, tablets ou celulares. Por meio dela, é possível explorar a construção de diferentes ângulos, proporcionando uma navegação envolvente e uma compreensão mais realista do projeto arquitetônico. Clique no vídeo para começar.

Vídeo 1: Simulação visual

Realidade Virtual

Realidade virtual (RV) é uma tecnologia que permite que o usuário substitua a realidade física por uma gerada por computador, videogame, smartphone e programas com tecnologia 3D. Esta tecnologia necessita da utilização de óculos de RV.

A realidade virtual na arquitetura é um recurso que permite a visualização de ambientes prontos, antes do projeto sair efetivamente do papel. Em alguns lançamentos imobiliários, sobretudo grandes prédios de apartamentos temos como proposta de marketing a “visita ao decorado”, que guardadas as proporções, é o que podemos obter com a realidade virtual de forma prática e econômica. Ao usar a realidade virtual, o cliente pode interagir com o projeto, de forma direta e objetiva.

 

Realidade Aumentada

Realidade Aumentada (RA) na arquitetura é uma tecnologia que permite sobrepor modelos digitais — como edifícios, interiores ou detalhes construtivos — ao ambiente real, em tempo real, por meio de dispositivos como celulares, tablets ou óculos inteligentes. Ela combina o mundo físico (um terreno, um espaço urbano, um ambiente interno) com informações virtuais em 3D, oferecendo uma forma imersiva de visualizar projetos antes mesmo da construção começar.

Realidade Aumentada
Realidade Aumentada
Rolar para cima