Arquitetura para Leigos

Por quê contratar um arquiteto?

 Não importa o tamanho do seu empreendimento, que pode ser desde a criação de um móvel planejado, uma casa, um espaço ou até construções mais complexas, e você pretende reformar ou construir contrate um arquiteto e veja alguns motivos pelo qual você deve fazer isto:

Primeiramente é preciso desmistificar a ideia de que um “arquiteto é muito caro!” Caro “é aquilo pelo qual pagamos e não ficamos satisfeitos”.

Um projeto bem elaborado e uma obra bem planejada e executada tendem a diminuir gastos com retrabalhos, manutenção, erros de cálculos , despesas não previstas e tantos outros problemas conforme verificamos todos os dias no mercado da construção. Contratando um arquiteto você terá a segurança de ter o seu empreendimento ou a casa de seus sonhos conforme idealizado, ou seja, um ambiente/espaço confortável, prazeroso, arejado, iluminado, prático e funcional. Desta maneira, como podemos ver, a contratação de um profissional competente diz respeito não somente a “Preço”, mas sobretudo a “Valor”!

Imagem 1: Arquiteto em atividade

A Importância do planejamento

Apenas para contextualizar, imagine que você vá fazer uma viagem pro exterior, por exemplo. Se você quer que tudo corra bem, sem aborrecimentos, desperdício de tempo e dinheiro, o que você fará? Planejar a viagem, correto? Estabelecer a duração da viajem, roteiros, reservar passagens, hospedagens e passeios com antecedência, estimar custos com transportes, alimentação e compras etc. Comparativamente a sua reforma ou construção, o planejamento passa necessariamente pela elaboração do projeto de arquitetura. O projeto transformará uma ideia em um modelo tangível. Em seguida, e a partir deste, serão elaborados os demais projetos tipo: estrutural, instalações elétricas e hidro sanitárias e outros tantos dependendo do caso. De posse destes projetos o arquiteto terá condições de criar uma planilha onde serão especificados e quantificados os serviços e materiais a serem utilizados, cronograma físico-financeiro e, com isso, antecipar quando, como e quanto custará a sua obra. Portanto o planejamento é o segredo do sucesso!

Imagem 2: Planejamento da obra

  Para se ter uma ideia da importância do planejamento na construção, tem-se o relato que uma grande rede de supermercados leva cerca de 2 anos na fase de planejamento e a obra ( área construída em torno de 20.000m2) é executada em apenas 3 meses . Isto se deve, sobretudo, pela racionalização dos processos, otimização dos prazos, evitando-se com isto, desperdícios de  mão de obra e de material.

Rolar para cima